Melhor faculdade à distância

Não é novidade nenhuma que a cada dia o conhecimento está acessível ao maior número de pessoas. E essa rapidez se faz devido à ascensão da internet.

publicidade:

Para o campo educacional, ela se tornou essencial com a inclusão do EAD – Ensino à Distância, o qual está crescendo muito.

No Brasil, a faculdade à distância não para de crescer! Em um período de dez anos, 2003 a 2013, o número de cursos EAD reconhecidos pelo MEC passou de 52 para mais de 1,2 mil.

publicidade:

Um cenário totalmente inovador para quem deseja adquirir a graduação em um tempo mais curto, com um estudo independente e à distância. O EAD é oferecido em várias instituições públicas e privadas para o ensino superior em diferentes cursos.

Sendo assim, você ao optar por faculdade à distância saiba que O Ministério da Educação (MEC) é o órgão responsável por avaliar todas as universidades e cursos com modalidade à distância. O mesmo ocorre com a faculdade tradicional, isto é, a presencial!

Por isso, você tem a autonomia e facilidade de pesquisar e descobrir qual a melhor faculdade à distância já que o MEC está por trás da autorização e credenciamento da universidade e curso a ser oferecido.

Aqui queremos informar para você qual a melhor faculdade à distância para que possa escolher uma sabiamente! Adiante também entenda como o MEC avalia as instituições e os cursos EAD!

Melhor Faculdade à distância

Para avaliar as instituições como um todo, o MEC aplica dois conceitos: Conceito Institucional (CI) e Índice Geral de Cursos. Confira, a seguir, a melhor faculdade a distância de acordo com esses dois conceitos:

Faculdade que recebeu nota máxima (5) nos conceitos CI e IGC
Há 3 faculdades à distância que receberam nota máxima e, por isso, estão descritas abaixo.

1. Universidade Federal de Lavras (UFLA) – Pública
2. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE) – Privada
3. Faculdade de Odontologia e Medicina São Leopoldo Mandic (SLMANDIC) – Privada

Outras faculdades à distância que receberam notas 4 e 5 nos conceitos CI e IGC:

• Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – Privada
• Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – Privada
• Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Pública
• Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Pública
• Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Pública
• Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Pública
• Universidade Federal de Minas Gerais – Pública

As faculdades a distância que, apesar de não terem atingido a nota máxima (5), receberam uma ótima avaliação perante o MEC, com notas positivas (3 ou acima) nos conceitos CI e IGC. Conheça algumas das principais:

• Centro Educacional Anhanguera (Anhanguera) – Privada
• Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Privada
• Universidade Paulista (UNIP) – Privada

Agora que você já descobriu as principais EADs que se destacaram em ensino de qualidade de acordo com a atribuição do MEC, descubra como você pode saber da nota de um curso.

Como saber a nota de um curso EAD?

O MEC aplica os conceitos CI e IGC para as instituições como um todo como também avalia cada um dos cursos presenciais e a distância de nível superior.

Desse modo, quando você escolher sua faculdade à distância, é importante consultar a nota do curso perante o MEC, e não apenas o conceito geral da faculdade. O MEC avalia os cursos a distância (assim como os presenciais) usando três critérios:

1 – Conceito Preliminar do Curso (CPC)

avalia o quadro de professores, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas vão de 1 a 5. A nota 3 é considerada “avaliação positiva” e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.

2 – Conceito do Curso (CC)

É uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.

3 – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade)

É realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano, avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.

Todas as avaliações feitas pelo MEC são informações públicas e disponíveis via internet. Se você quiser saber a nota de qualquer curso superior, faça o seguinte:

• Acesse o e-mec

• Clique em “Consulta Avançada”

• No campo “Buscar por”, clique em Curso de Graduação e, no campo abaixo, digite o nome do curso

• Na aba UF, selecione o seu Estado

• Selecione a modalidade “A distância”

• Digite os caracteres (letras e números) apresentados no campo correspondente

• Clique no botão “Pesquisar”. A lista com os resultados irá aparecer na mesma tela, logo abaixo do formulário da pesquisa.

Você verá uma lista com todos os cursos que se encaixam nas características que você pesquisou.

Também irá visualizar a situação do curso perante o MEC e as notas nas avaliações do Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Enade.

Se a informação marcar um traço ( – ), pode significar que aquele curso ainda não foi avaliado pelo MEC. Qualquer dúvida, entre em contato com o MEC.

Comente se gostou desse conteúdo!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Melhor faculdade à distância
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *