Como Fazer a Revalidação do Diploma?

Revalidação do Diploma serve para confirmar o domínio das habilidades aprendidas em alguma instituição de ensino estrangeira, na maioria faculdades de medicina, para que ele seja válido no Brasil.

Ou seja, se você cursou alguma faculdade estrangeira você deve fazer com que o diploma seja válido aqui no Brasil, só sendo possível através da revalidação.

publicidade:

Como Revalidar seu Diploma Estrangeiro

A revalidação do diploma de graduação e pós-graduação tem certa diferença. Abaixo você confere o modo de revalidar os dois.

Revalidação do Diploma de Graduação

Revalidação do DiplomaPara revalidar seu diploma você deve procurar qualquer universidade pública, que são as responsáveis por esse processo, que preste o mesmo curso feito no exterior. É importante que essas universidades públicas sejam reconhecidas pelo MEC, caso contrário a revalidação não ocorre.

publicidade:
  • Para saber se essa Instituição de Educação Superior é reconhecida pelo MEC, você pode acessar o site e-Mec, onde poderá realizar uma consulta.

Para que você consiga ter a revalidação do diploma com sucesso, você deve ter em mãos a grade curricular do curso, onde deve ter todas as matérias que você cursou com as cargas horárias, o histórico e as notas.

Procure uma universidade publica, reconhecida pelo MEC, e entre em contato com o Departamento de Relações Internacionais dessa universidade. Após isso você deve esperar a resposta, que pode demorar bastante.

Antes de tudo gostaria de deixar bem claro que isso não é gratuito, tem uma taxa que você terá que pagar.

Revalidação do Diploma de Pós-Graduação

O processo é semelhante, somente um pouco mais rápido. Assim como na graduação, para revalidar o curso de pós- graduação você deve procurar uma universidade que ministre o curso em questão, que ofereça o mestrado ou doutorado da área, e daí você terá que entrar em contato.

Lembre-se que você deve trazer todos os documentos (como diploma, notas e histórico escolar) legalizados.

Revalidando o Diploma

A ideia de realizar o curso no exterior em uma faculdade renomado pode ser tentadora, mas também pode trazer muitos problemas na revalidação. Assim sendo é melhor você pesquisar tudo antes da viagem, para que não venha sofrer com problemas depois.

Revalidar um diploma é um ciclo lento, pois passa por vários processos, podendo ser recusado. Mas não se preocupe, pois se ele não for aceito você pode tentar mais uma vez em outra universidade.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Como Fazer a Revalidação do Diploma?
publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *