Compra e venda de trabalhos, terceirização de tarefas, violações de direitos autorais (mais conhecido como plágio), etc., são só algumas das coisas incluídas na fraude acadêmica.

Assim como essas coisas a compra e venda de diploma acadêmico é ilegal, que se encaixa no artigo 298 do Código Penal, constando como falsificação de documento particular e como falsidade ideológica, já que se alguém copia uma obra de outro sem dar os devidos créditos comete falsidade ideológica.Diploma Acadêmico
Este crime contra si mesmo vem sendo combatido em todo o mundo. Já aconteceram vários reportagens, como uma reportagem feita pelo Fantástico, da Rede Globo, mostrando um local onde se vendia diplomas. As pessoas foram presas e os alunos que compraram o diploma acadêmico foram identificados e punidos.

Até uma das maiores universidades do mundo sofre com esses problemas, a Universidade de Harvard, que já formou, entre outros, Barack Obama e Mitt Romney. Elas, as fraudes, já iludiram até bancas de doutorado e mestrado.

De acordo com uma pesquisa a fraude acadêmica não é tão raro assim, pois de acordo com uma pesquisa realizada pela Datafolha, 31% dos brasileiros admitem ter colado alguma vez.

A fraude acadêmica, não só a compra de diplomas, mas também a terceirização de tarefas interrompe o crescimento intelectual do estudante, que pode vir a sofrer com as consequências de falta de conhecimento ao entrar no mercado de trabalho.

Compra de Diploma: Fraude Acadêmica

Ou seja, compra de diplomas é fraude, e contado como crime no artigo 298 do Código Penal, assim como a compra de diplomas, a terceirização de tarefas, violação dos direitos autorais e outros delitos.

A forma que os professores estão usando para tentar localizar essas fraudes é através de ferramentas que localizam plágio, um exemplo é o Copyscape, para artigos colocados na web. O mesmo serve para textos, só que só na versão paga.

Se você é um estudante não cometa esse crime contra sua intelectualidade, pois o esforço de fazer um trabalho hoje te fará crescer e se tornar um excelente profissional na sua área.