Mestrado à Distância

O mestrado à distância é uma nova modalidade que traz centenas de benefícios para o estudante. Se você está pensando em estudar online para ser um mestre, confira aqui mais detalhes!

mestrado à distância

Tempos passados não se via nada comparado a concluir uma graduação à distância quanto mais um mestrado à distância.

publicidade:

Hoje, já se tornou perfeitamente acessível a qualquer pessoa. Os tempos mudaram, e a internet possibilitou realizar sonhos de milhões de brasileiros.

A facilidade de obter um diploma de mestrado por meio do acesso virtual é de grande valia para a qualificação.

publicidade:

Ainda mais quando a área que se escolheu é a docência, onde a disputa se faz cada vez mais acirrada.

Com esse diferencial, certamente, você estará muito à frente dos demais e, por isso, vale a pena investir nesse curso de pós-graduação. Mas, você sabe como funciona o mestrado à distância e os tipos que existem.

Veja abaixo mais informações e detalhes!

Leia também…

Mestrado à distância – Tipos existentes!

O mestrado à distância está enquadrado na pós-graduação stricto sensu na modalidade EAD – Educação à distância. Para esse tipo de curso, a duração é de mais ou menos dois anos.

Como ocorre na graduação, o mestrado você também terá que defender uma dissertação a fim de obter o grau de mestre.

Existem dois tipos de mestrado no Brasil, os quais são:

1 – Mestrado Acadêmico

Para esse tipo de mestrado, o seu foco está no regime acadêmico onde você aprofundará técnicas e conhecimentos científicos. Isso tem como resultado a formação de pesquisadores e professores do ensino universitário.

2 – Mestrado Profissional

Já nesse tipo, o seu foco está centrado na qualificação profissional, aperfeiçoando conhecimentos científicos e de pesquisa para a atuação no mercado de trabalho. Caso você faça o mestrado profissional, mesmo assim poderá lecionar em alguma universidade.

Mestrado à distância – Como funciona?

Para você fazer o mestrado à distância será necessário ter concluído o curso de graduação em alguma área do conhecimento. Isso significa que terá que possuir o diploma de conclusão do ensino superior.

As documentações exigidas bem como outros requisitos para a inscrição ao mestrado à distância irá depender da instituição que escolher. Pode variar de uma cidade à outra, de uma universidade à outra.

A metodoligia de ensino varia também de uma instituição à outra. Antes de você se matricular em alguma, é imprescindível que tome nota de todas as informações, cronogramas, atividades curriculares, duração etc.

Desse modo, você poderá se programar e organizar melhor para entrar de cabeça nesse nível de conhecimento. Fazer um mestrado não é fácil, exigirá de você tempo e empenho para estudar!

Embora seja um curso via online, mas haverá dias para encontros presenciais. Claro que em uma base mais regular como 1 ou 2 encontros por mês.

O mestrado à distância, de acordo com as diretrizes do MEC, devem incluir:

  • Provas e atividades presenciais
  • Qualificação presencial para a defesa da dissertação
  • Apresentação presencial da dissertação (é obrigatório que na banca tenha um professor de fora da instituição)

Como dito antes, o mestrado à distância precisa ser reconhecido pelo MEC. Por isso, antes mesmo de decidir por um curso, verifique se o mesmo está na lista autorizada do MEC.

Além disso, o curso de mestrado à distância deve se submeter esse programa à autorização da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Também deverá comprovar que mantém um grupo de pesquisa do curso oferecido para a mesma área de conhecimento.

Benefícios para o curso de Mestrado à distância

Ao fazer o mestrado à distância, você contará com diversos benefícios. Com esse diploma reconhecido pelo MEC, você poderá:

  • Lecionar em cursos superiores em todo o território nacional
  • Concorrer a uma vaga de trabalho em empresa pública ou privada que exija esse grau de titularização
  • Inscrever-se em um programa de doutorado (EAD ou presencial)

Que tal começar a pensar em fazer um curso de mestrado à distância? Dê uma alavancada em sua carreira! Desafie-se!

Você já pensou nessa possibilidade de estudar em sua própria casa ou biblioteca? Pode ser a sua chance de conquistar um nível de mestre na área que deseja!

Comente abaixo se pretende fazer e qual área escolherá. Caso tenha ainda alguma dúvida, não deixe de comentar também. Compartilhe esse post com os seus amigos!

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *