Diploma de Administração – O que é, legislação, duração e mercado de trabalho

O diploma de administração permite que você atue com primazia nas empresas aplicando tudo que aprendeu na universidade em como organizar, sistematizar processos e gerenciar comandos.

publicidade:

Assim, o campo de atuação do administrador é bem vasto levando em conta que ele pode trabalhar em diferentes departamentos.

Diferentemente, por exemplo, do advogado que cuida apenas de processos jurídicos.

publicidade:

Desse modo, ao obter o diploma de administração você tem a possibilidade de começar em uma empresa a partir do nível de chefia de um setor até à diretoria. Não importando se o setor trabalha com o financeiro, fiscal, vendas, Rh, marketing, entre outros.

E, caso queira se especializar em uma área, poderá ingressar em uma pós-graduação em finanças, comércio exterior, recursos humanos etc.

Com esse diploma em mãos, já é um bom começo para contribuir no crescimento organizacional mediante as habilidade que adquiriu!

Além disso, os concursos públicos oferecem centenas de vagas na área administrativa para você concorrer e com salários bem atraentes. Além disso, você conta com benefícios como planos saúde, carreira, creches, cartão de alimentação e outros.

Por isso, mesmo que você não queira exercer a profissão de administrador em uma empresa, há a chance de tentar um concurso que ofereça excelentes vantagens.

A administração pública, nesse caso, é um campo extraordinário para trabalhar, está recente no mercado e se desenvolvendo rapidamente.

Então, o que falta para obter esse diploma de administração? Só depende de você, pois existem inúmeras faculdades públicas e privadas oferecendo esse curso de bacharelado.

Agora, saiba o que é administração, as leis que a regulamenta, a duração do curso e como está o mercado de trabalho para essa área do conhecimento.

O que é Administração?

Parte da ciência que estuda, compreende e sistematiza todos os procedimentos existentes nas organizações.

Ela vem do latim ad, que significa direção, tendência para, e minister, cujo conceito é subordinação ou obediência.

Então, conclui-se que a palavra administração significa aquele que realiza uma função, um serviço, sob um comando, para o outro, estando frequentemente associada à função controle (CHIAVENATO, 1993).

Administrar é organizar, dar comandos, gerenciar, governar, controlar, facilitar o trabalho.

Para Drucker (2011, p.13), administrar é aplicar o conhecimento à ação. Sendo assim, ao adquirir o diploma de administração, você deverá desenvolver todas essas funções.

Legislação do curso de administração

O curso de administração de empresas é regida pela Lei n° 10.406, de 10/01/2002, tratando especificamente do art. 966 a 1.195, correspondendo ao Livro II do referido código. Também existem outras leis, tais como:

• Lei n° 6.404/1976, a qual é chamada de Lei das Sociedades Anônimas
• Lei n° 11.101, de 9 de fevereiro de 2005
• Lei Complementar n° 123/2006 – trata do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte
• Lei n° 4.769, de 9 de setembro de 1965 que estabelece diretrizes para a administração pública

Duração do curso de administração

De acordo com o CFA – Conselho Federal de Administração, curso de Bacharelado em Administração deve ter a carga horária mínima de 3.000 horas e a duração mínima de 4 (quatro) anos, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 2, de 18/06/2007, publicada no Diário Oficial da União em 19/06/2007, cujo arquivo encontra-se disponibilizado no site do Ministério da Educação.

Mercado de trabalho em administração

O curso de administração está sempre em alta no mercado e você, certamente, não encontrará muita dificuldade em trabalhar nesse ramo.

Enquanto existirem empresas e órgãos públicos haverá a necessidade da atuação de um profissional em administração.

Por esse motivo, há constantemente vagas a serem ofertadas possibilitando o preenchimento de acordo com a qualificação. E quanto mais qualificado você for, mais chance tem de alcançar um cargo de destaque.

As áreas administrativas que mais contemplam boas oportunidades no mercado atual e cenário econômico são:

  • Gestão de Recursos Humanos
  • Logística
  • Marketing
  • Comércio Exterior
  • Gestão financeira

Você pode escolher se especializar em algum deles, pois assim se encontrará mais capacitado e trabalhando no setor que tem mais afinidade e também gosta!

E, então? Gostou de saber dessas infinitas possibilidades de atuação do administrador? Já poderá começar a pensar em que área pode se especializar e dedicar com mais afinco.

Caso queira fazer uma pergunta, fique à vontade! Também compartilhe esse post com seus amigos e familiares para que mais pessoas descubram essa opção de se inserir no mercado tão competitivo como está hoje!

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *