Qual a Diferença entre Diploma e Certificado?

Se uma pessoa chegar para você e perguntar qual é a diferença de um certificado e um diploma, você saberia responder? Creio que não, pois a maioria das pessoas não sabem, e o objetivo deste artigo é esclarecer isto hoje. Então leia com atenção e aprenda a diferença entre diploma e certificado.

Diploma

Diploma é um documento formal, mais oferecido em cursos profissionalizantes, superior ou não. É comunicado, enviado ou transmitido por escolas, faculdades, universidades e outras instituições de ensino.

Este documento é registrado em um órgão competente, ou seja, um local que seja capaz de registrar esse documento, para que ele seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Diplomas só são validos quando reconhecidos pelo MEC.

Se uma pessoa chegar para você e perguntar qual é a diferença de um certificado e um diploma, você saberia responder?

Como saber se um diploma é reconhecido pelo MEC?

Uma forma de saber isso é ver se tem um carimbo do MEC no diploma, ou então pesquisar pela instituição de ensino nesse link. Se a instituição de ensino estiver nessa lista, ela é reconhecida pelo MEC, garantindo que os diplomas dela também são.

Para saber se alguma Instituição de Educação Superior é reconhecida, você tem que acessar o site e-Mec, onde pode realizar uma pesquisa e retirar suas dúvidas quanto a isso.

Certificado

O certificado é um documento menor importância, inferior ao diploma, pois ele não precisa ser regulamentado em um órgão específico. O certificado tem a obrigatoriedade de certificas e/ou comprovar que alguém participou de uma eventualidade, como concerto, simpósio, desfile, festas, série de estudos, palestras, etc.

Pode também comprovar algum curso de extensão cultural, que são cursos que não estão inclusos como parte integrante ou obrigatório do ensino de graduação e pós-graduação. Certificados só são válidos para fins curriculares.

Certificado de Conclusão

Conclusão

Agora acredito que você já saiba a diferença entre um diploma e um certificado, e ainda aprendeu como saber se um diploma é reconhecido pelo MEC, que é o mais importante neste tipo de documento.

Comments are closed.