Curso de Medicina para Faculdade – Duração, grade curricular

O curso de Medicina para faculdade constantemente permanece em posição de destaque. Desde muito tempo e até hoje, ele é um dos mais disputados e concorridos em todo o Brasil, tanto por universidades públicas como privadas.

publicidade:

Desse modo, a concorrência é acirrada exigindo do candidato extrema dedicação nos estudos, horas em busca de conhecimento e um planejamento estratégico.

Talvez, você queira seguir a carreira de médico como tantos outros e essa escolha traz recompensas significativas no futuro. Por isso, fazer uma faculdade de medicina não é fácil, mas o seu retorno compensa.

publicidade:

Aqui iremos informar sobre esse curso, sua duração, grade curricular e especialização. Confira abaixo e tome a direção certa na escolha de sua carreira!

Como é o curso de Medicina?

O curso de Medicina é longo com duração de 6 anos e mais 2 anos de especialização perfazendo o total de 8 anos. Suas aulas são bem intensas, teóricas e algumas práticas devem ser experimentadas em locais estratégicos como internações, UTIs, salas de cirurgia, dentre outros.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a regulamentação da carga horária deve ser aplicada a todos os cursos superiores no país.

E, assim, ocorre com a graduação em Medicina sendo estabelecido com carga horária mínima de 7.200 horas, distribuídas em um período de 6 anos.

Pode ocorrer de universidades oferecerem programas de ensino ainda mais extensos por decisão particular que, nesse caso, a carga horária fica entre 8 e 9 mil horas. Antes de você decidir em alguma delas, é fundamental verificar a sua duração.

Geralmente, o curso de Medicina para faculdade acontecem em período integral. Sendo assim, um emprego por mais que seja meio expediente fica difícil de ser conciliado. Ainda mais que há trabalhos e provas constantes, reuniões grupais exigindo mais tempo para estudar.

Para saber de outras informações a respeito da Medicina, acesse o Portal CRM – Conselho Regional de Medicina.

Grade curricular do curso de Medicina

A grade curricular do curso de Medicina para faculdade comumente é dividida em três etapas diferentes. Cada uma possui um objetivo a ser cumprido e aumenta o nível de conhecimento conforme o avanço para a próxima. Saiba mais detalhes de cada uma das três.

Primeira etapa inicial (1º e 2º anos)

Nessa primeira etapa do curso de Medicina, você irá adquirir conhecimentos essenciais para exercer essa profissão de médico.

Conhecerá detalhadamente e minuciosamente o corpo humano, realizará experimentos biológicos e químicos. Eis abaixo as disciplinas desta primeira etapa:

• Anatomia, Biofísica, Biologia, Bioquímica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética, Histologia, Imunologia, Microbiologia e Patologia.

Segunda etapa (3º e 4º anos)

A partir dessa segunda etapa, você passará a estudar as diversas famílias de doenças, sua evolução, os efeitos que geram no corpo. Também descobrirá as melhores maneiras de tratá-las e preveni-las.

Epidemiologia é o principal foco de estudo durante essa fase.

Esse período é também conhecido como clínico, você começará a desempenhar mais atividades práticas e terá um contato com pacientes.

Aprenderá a realizar diversos tipos de exames e analisar seus resultados. Todas aulas acontecem nos consultórios e ambulatórios dos hospitais-escola juntamente com o seu professor.

Terceira etapa (5º e 6º anos)

Nessa etapa da graduação em Medicina, você passará a atuar nos hospitais, sempre sob a supervisão e orientação de médicos formados.

Nesse período irá estagiar e realizar plantões nos serviços de emergência. É o momento em que você aprenderá, na prática, os procedimentos de atendimento emergencial e cirúrgico.

Obrigatoriedade do estágio e internato

De acordo com uma resolução do Conselho Nacional da Educação (CNE), órgão vinculado ao MEC, as diretrizes curriculares do curso foram alterados a partir de 2015.

Ficou determinado que pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório, em regime de internato, deve ocorrer no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e em serviço de urgência e emergência.

Especialização em Medicina

Após o cumprimento de toda a carga horária do curso de Medicina para faculdade, você já poderá exercer a profissão de médico exercendo a atividade como clínico geral.

Existem mais de 50 especialidades, caso você deseje se tornar um médico especialista. E, então, deverá se preparar para estudar pelo menos mais dois anos, em média, no período de residência médica.

A duração das residências varia de acordo com a especialidade escolhida. Algumas podem durar até quatro anos. Veja as especializações mais comuns da carreira:

  • Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral e Plástica, Clínica Médica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina do Trabalho, Medicina Intensiva, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Psiquiatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem.

Comente abaixo o que pensa sobre fazer o curso de Medicina? Está animado? É o seu maior sonho seguir essa carreira? Conte-nos! Se desejar, compartilhe!

publicidade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *